Perguntas e respostas

Se tem alguma pergunta, deixe-a aqui que responderemos assim que possível.

Pedimos que coloque apenas seu primeiro nome, para que possamos especificar que a resposta foi para você.

Caso seja de sua preferência, pode fazer a pergunta diretamente no grupo de TCC do Facebook. Esse é o link para acesso: Clique aqui

Curta nossa página no facebook e receba as últimas atualizações e dicas sobre TCC: Clique aqui

Visite, também, nosso fórum de discussões sobre TCC: Clique aqui

Obrigado!

Intersecon Trabalhos Acadêmicos.

60 comentários:

  1. Eu queria saber por que não posso utilizar palavras, como BOM e MAU na tema do meu TCC? Meu professor disse que não pode.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano,

      Não se pode fazer uso de tais adjetivos, pois os mesmos expressam juízo de valor. Juízos de valor são alheios ao empirismo científico. O que pode ser considerado "bom" para alguma pessoa, pode não ser considerado por outra.

      Excluir
  2. Dentro do primeiro capítulo, introdução, eu devo colocar o objetivo, delimitação do tema, justificativa, métodos, tudo de forma escrita corrida, ou com sub-tópicos dentro da introdução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo,

      Isto vai depender da sua instituição de ensino. Na maioria dos casos, o texto é "corrido", ou seja, não existem subtópicos dentro da introdução. Procure saber se sua instituição exige subtópicos ou textos corridos. Lembre-se que em alguns casos, existe a possibilidade de que alguns tópicos sejam corridos, enquanto outros são indicados por intermédio de subtópicos.

      Caso seja em texto corrido, procure indicar, logo no início do parágrafo, do que se tratará o mesmo. Você pode começar parágrafos de cada título de uma maneira:

      OBJETIVOS:
      -O objetivo geral da pesquisa é;
      -A principal finalidade deste trabalho é;

      JUSTIFICATIVA:
      -A importância deste trabalho se reflete em;
      -A relevância do trabalho pode ser considerada de irrefutável indispensabilidade, pois;

      METODOLOGIA:
      -Metodologicamente, este trabalho adotou o tipo de pesquisa...

      TEMA / DELIMITAÇÃO:
      -O trabalho ostenta o seguinte tema;
      -O tema deste trabalho é;

      PERGUNTA / PROBLEMA DE PESQUISA:
      -O trabalho parte do seguinte problema de pesquisa;
      -O trabalho visa a responder a seguinte pergunta.


      É isso, amigo. Abraços!

      Excluir
  3. Olá, meu nome é Carolina soares. Estou precisando muito de uma ajuda para escolher o meu tema.
    Eu faço enfermagem e queria fazer algum relacionado a Avaliação da ocorrência de infecções hospitalares em unidades de terapia intensiva em UTI ou algo relacionado a infecção hospital. O que vocês me sugeri? Obs: Pretendo fazer revisão bibliográfica. E como devo desenvolver um problema para ele? objetivo geral e específico, metodologia. Pois, preciso levar pelo menos esses tópico pronto para uma de banca pré-qualificação.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soares,

      Olha só, por você ser "de primeira viagem", vou sugerir algo que não seja tão difícil assim. Lembre-se que o melhor tema é aquele que tem uma quantidade de bibliografia considerável, acima de 7, pelo menos.

      Quando falo sobre bibliografia acerca de seu tema, tem que ser um trabalho que fale sobre quase as mesmas coisas, porém, com alguns focos diferentes. Vou dar um rápido exemplo:

      Uma pesquisa sobre incidência de obesidade infantil e diabetes nos EUA poderia, sem dúvida, serivir para embasamento de um trabalho com o mesmo tema só que voltado para o Brasil, certo? Então, se você conseguiu encontrar outros livros, TCC's e artigos que falem sobre alguns tópicos de seu tema, proceda à elaboração do mesmo, senão esqueça e mude de tema.

      Bom, se quiser mesmo elaborar este tema, sugiro que você realize o estudo analisando a incidência de infecções com algum aspecto: falta de higiene, com paciente com enfermidade X ou Y, com uma dieta pobre em algum nutriente, enfim, algo que você consiga relacionar como sendo causas das infecções.

      Muitas coisas conseguem causar infecções, entende? Seria um universo muito grande a ser pesquisado: rinite, sinusite, amidalite, bronquite. Cada qual com suas respectivas causas. Percebe o quão grande é o universo. Não estou falando que não pode abordar este assunto, mas que pelo menos defina qual tipo de infecção ou fale da mesma de modo geral, mas relacionando com algo, como mencionei.

      Enfim, acho que seu tema já está bem legal, só trocaria ocorr~encia por incidência.

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá, sou Fellipe

    Estou preparando o meu TCC mais ainda não consegui definir um Tema, para o assunto: Videoconferência. Faço sistema de informação, e pretnedo falar sobre a ferramenta videoconferência para auxilar o mundo corporativo, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Poderia me axiliar quanto a definição do Tema? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amigo,

      Olha, realmente vemo-nos perdidos em meio a tantos requisitos do TCC, não? Objetivos, justificativas, metodologia etc.

      Videoconferência é um tema que tem bastante material não específico. Como assim, Pedro, não específico? Quer dizer que muitos livros abordam este assunto, mas que os mesmoo não o tem como seu tema central. Um livro sobre as ferramentas administrativas, por exemplo, poderia dedicar algum capítulo ostentando tal tema sugerido por você.

      Que tal um tema assim: Videoconferência: um ensaio acerca de seu influência na produtividade e lucratividade empresarial no Brasil.

      É um tema bem encaminhado, não?

      Dei-lhe o início, amigo, manda bala no resto!

      Abraço!

      Excluir
  5. Boa tarde!

    Encontrei este site no Google e achei muito interessante, acredito que conseguirei a ajuda necessária para criar um tema para o meu TCC.

    Assunto: Salões de beleza de pequeno porte

    Tema: 1) Automação Contábil em salões de cabeleireiro
    2) Gestão Contábil para salões de beleza de pequeno porte

    O que você acha sobre estes temas? É necessário delimitar?

    Aceito críticas, opiniões e até sugestões.

    Obrigada pela atenção,

    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda.

      Sim, seria legal delimitar mais o seu tema.

      Pense em TEMPO e ESPAÇO. Onde? Quando? No caso do seu tema, verifique a possibilidade de mostrar quando se procede o estudo. No século XXI? Na década de 90? Etc.?

      Se eu fosse escrever um trabalho englobando estas palavras-chave, ficaria com algo do tipo:

      A importância da gestão contábil para administração de salões de beleza de micro e pequeno porte.

      Automação contábil implica custos, ordinariamente, altos para uma micro ou pequena empresa. Além disso, algumas delas, principalmente um salão de beleza, não dispõe de muitos clientes, o que faria desnecessário ou um investimento sem relação de custo X benefício. Resumindo: sugiro que não use "automação" no seu tema.

      Enfim, qualquer coisa pode mandar perguntas no e-mail: intersecon@hotmail.com

      Abraço e boa sorte.

      Excluir
  6. Devo apresentar um projeto de pesquisa e estou completamente perdida quanto à delimitação do assunto abaixo:

    Já passei por várias empresas de pequeno e médio porte e, em todas há um problema muito sério quanto a DEPARTAMENTALIZAÇÃO DO SETOR FINANCEIRO, onde as atividades são mal distribuídas, gerando demora na qualidade e retorno dos processos e de seus objetivos. Então, devida a minha ampla experiência em implantar modelos de correção no fluxograma de atividades para um melhor andamento deste setor, bem como o assunto que eu amo, gostaria de uma luz a respeito disso para o tema do meu projeto, até porque é algo que eu já conheço e tem muito a ver com o meu curso: auditoria controladoria e finanças.

    Grata,
    Edvania Rackel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante deixar claro que nem sempre é "legal" abordar um tema relacionado com algo com o qual trabalhamos.
      Não entendi muito bem sua dúvida, mas o que posso dizer-lhe é que você terá que fazer uma lista das principais dificuldades do setor financeiro e tentar "linkar" esses problemas com os problemas ligados à falta de DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
      Assim você vai conseguir um trabalho bacana.

      Excluir
  7. Bom dia.
    Logo irei ter que começar meu projeto de tcc.
    Faço logística. Estou pensando em fazer um plano de negocio do tipo papelaria, para atender escritórios, escolinhas,entre outros. De uma forma que eu possa atender o público-alvo, com encomendas e entregas.
    No caso ainda não sei se é melhor fazer apenas com papel sulfite a4 ou outros produtos.
    Gostaria de opiniões, se seria bom para um tcc de logistica.
    obrigadoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O plano de negócios é uma modalidade de trabalho que é avaliado, principalmente, por ser inovador. Será que distribuição de A4 seria um serviço tão inovador para fazer essa "empresa" dar certo?
      Em suma, pense se você gostaria de investir seu dinheiro nessa empresa... Se a resposta for "não", então a empresa não é tão boa assim.
      Avalie o serviço prestado por outras empresas similares e analise o que você pode oferecer de diferencial.

      Excluir
  8. Olá!Boa noite!
    Estou fazendo o meu tcc e na minha revisão bibliográfica copiei trechos de textos de outros autores que fizeram trabalhos muito próximos ao meu como embasamento. Minha orientadora disse que não pode ficar assim que deste jeito configura plágio apesar de eu ter citado todas as fontes e referenciado.
    O que deveria acrescentar então? Deve ter no meu tcc palavras minha também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, as ideias dos autores servem, apenas, para fundamentar as suas. Em outras palavras, você cita o trecho do trabalho de alguém como forma de mostrar que aquilo que você está falando não é uma asneira e que há outras pessoas que pensam e tentam provar algo semelhante ou até mesmo igual.

      Simplesmente pegar parte de um texto na internet e colocar no seu trabalho configura plágio, pois você usa as ideias dos autores como se fossem suas.

      Citações tem como sua principal características serem relativamente curtas e objetivas. Geralmente, são de 3 a 6 períodos (frases) citados para garantir embasamento.

      Excluir
  9. boa noite!

    estou tentando delimitar um problema para o meu projeto. Mas, estou com dificuldade de centralizar-lo. Até tenho uma ideia, no entanto, sei que não esta enquadrada. seria mais ou menos assim: "que características do perfil empreendedor são passadas aos alunos do CEM 414 de Samambaia – DF visando despertar a visão empreendedora?" Gostaria de uma opinião. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago,

      Sua pergunta está quase legal. Dá para melhorar um pouquinho aí só no intuito de ficar mais claro.
      Primeiramente eu definiria empreendedorismo como "empreendedorismo corporativo".

      Até porque empreender não significa, necessariamente, empreender uma empresa, certo?

      Vejo que estou partindo do pressuposto de que você quer uma visão empresarial da coisa rsrs.

      Eu colocaria assim:

      Quais propriedades e características do perfil de um empreendedor são doutrinadas e apresentadas aos alunos do CEM 414 de Samambaia DF, visando a despertar uma visão empreendedor corporativa?

      ..

      Minha opinião..

      O que achou?

      Excluir
  10. Olá meu nome é Laio Me formo em Tecnologia em radiologia esse ano e estou DESESPERADO pois não sei fazer um tcc tenho muitas dificuldades !! eu já tenho um tema : A IMPORTÂNCIA DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA NA AVALIAÇÃO PRE E PÓS OPERATÓRIA DE IMPLANTES DENTÁRIOS. nao sei nem por onde começar por favor me ajudem... obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laion,

      Comece por delinear seus objetivos de pesquisa. O que pretende alcançar com seu trabalho? Uma boa dica seria você ler várias introduções de TCCs com temas semelhantes ao seu.

      A partir disso, você consegue elucidar melhor suas ideias e traçar objetivos geral e específicos para seu trabalho.

      Excluir
  11. olá meu nome é karolyne, sou marinheira de primeira viagem nessa história de TCC. De início minha pesquisa seria de campo voltado para o tema hanseníase. + o local que iria fazer a pesquisa não está aceitando bem, colocando muitas dificuldades, pois é um serviço público. Gostaria de uma dica: vc acha que nese caso é melhor eu procurar fazer bibliográfico? ou arrisco de campo?
    Estou tendo também dificuldade em realizar a delimitação do meu tema, como a graduação é Psicologia, e gostaria de focar a prevenção de incapacidades na hanseníase, gostaria de uma dica sua de o que é mais interessante focar? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dúvida 1: aconselharia, para uma aluna de primeira viagem, uma metodologia de revisão literária (exploratória). Reúna bibliografias sobre o assunto e aborde um aspecto específico um pouco "inédito", como por exemplo, hanseníase na gravidez.

      Dúvida 2: O que focar? É uma pergunta tão fácil de ser respondida, que se torna difícil, à luz das infindáveis possibilidades de abordagem de temas com alusão à hanseníase. Sugiro dar uma pesquisadinha na internet sobre TCCs de hanseníase para ter uma ideia a mais sobre o que focar.

      Uma dica seria focar hanseníase em um grupo específico de pessoas (característica específica): sexo, idade, histórico de doenças etc.

      Excluir
  12. QUE ELEMENTOS DEVEM CONTER NA MINHA CONCLUSÃO DE TCC ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pense no seguinte:

      -Atingi meus objetivos? Qual minha opinião sobre os resultados obtidos em minha pesquisa?
      -Minhas hipóteses (se houver) foram provadas ou não? Justifique.
      -Seu trabalho conseguiu esgotar todo o conteúdo sobre o assunto? Caso não, mencione que ele ainda permanece em aberto para complemento de futuras pesquisas, ou que ainda precisa ser complementado por outras pesquisas de temas correlatos, já que abordou apenas uma pequena possibilidade de infindáveis possibilidades de estudo.
      -Qual minha opinião pessoal sobre o assunto que abordei? Afinal, o que acho de tudo isso?

      NUNCA use verbos conjugados na primeira pessoa. Impessoalidade é necessária.

      Conclusão é um "retorno" à introdução do trabalho, como se fosse um check-list dos elementos (objetivos, problema de pesquisa, hipóteses etc.).

      Excluir
  13. boa noite meu nome é Luis Augusto, Estou Com uma duvida No meu TCC (Relativo A produção do Shape do Skate) eu posso incluir na introdução a historia do Skate ou deixo separado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. História é sempre bom colocar na REVISÃO LITERÁRIA. Evite gastar muitas linhas na introdução com aspectos históricos, a não ser que tais aspectos sejam imprescindíveis para melhor entendimento possível das particularidades e objetivos da sua pesquisa.

      Excluir
  14. Olá, faço enfermagem e preciso de entregar um projeto de TCC urgente e estou completamente perdida. Não faço ideia de como começar a introdução. O meu tema é sobre O ENFRENTAMENTO DA MULHER SUBMETIDA À TIREOIDECTOMIA.
    Por favor me ajude

    ResponderExcluir
  15. olá faço especialização de tomografia preciso de uma sugestão de tema na área mim ajude

    ResponderExcluir
  16. Olá, meu tcc necessita da utilização de programas. Na parte onde falo do tal programa, gostaria de saber se posso escrever o passo a passo da sua aplicação na forma de tutorial.
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você julgar que esta descrição de aplicação assistirá o alcance de seus objetivos geral e específicos, por que não?

      Não existe uma regra rígida quanto à escolha do conteúdo do desenvolvimento, nos elementos textuais. Nesse sentido, não há problema no que você quer fazer.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá meu nome é Ewerton estou cursando Sistemas de Informação e gostaria de uma sugestão de temas para o Trabalho de Conclusão de Curso, As áreas que mais gosto é: Redes, Gestão de Projetos, Metodologias ágeis e Engenharia de software. Sei que não fui muito especifico é uma sugestão bem geral, mais pode me ajuda? Um tema que possa liga essas áreas ou um tema para cada área. Quais os temas que posso trabalhar em cada área dessas, para que possa escolher o mais adequado?

    ResponderExcluir
  19. Olá, vi o blog e o facebook de vocês para tirar umas dúvidas sobre como começar o meu TCC e gostei muito. Como é meu primeiro TCC, estou um pouco "enrolada" e com muitas dúvidas. Primeiro é em relação ao Tema e Objeto. Gostaria de falar sobre a Contabilidade Pública nas Forças Armadas, com ênfase na modalidade de Licitação(Pregão) no Exército Brasileiro. E gostaria que me ajudassem em como posso desmembrar o tema e o objeto diante dessa informação. Obg

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Olá, preciso de ajuda para fazer a justificativa. Mais dicas de como iniciar parágrafos, pois ainda estou no pré-projeto, e preciso justificar porque escolhi tal empresa para fazer o trabalho. É sobre marketing digital e não sei colocar as citações de maneira correta. Se puder ajudar de alguma forma eu agradeço muito. Até, Jane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jane.

      A justificativa, como o próprio nome já sugere, é incumbida de aventar razões para realizar aquela pesquisa, com aquele tema e aqueles objetivos.

      Evite fazer uso de citações na parte da justificativa, a não ser que seja realmente imprescindível, como no caso de apontamento de dados estatísticos, por exemplo.

      Para melhor organização mental, você pode dividir a justificativa em 3 aspectos: social, científica e pessoal?

      O que uma pesquisa de marketing digital empresarial trará de contributo para a sociedade? Maior entendimento dos aspectos que envolvem o marketing digital; despertar maior atenção para o uso do mkt digital etc.

      A contribuição científica geralmente é voltada para enriquecimento da bibliografia da área de estudo, no caso o marketing digital no ambiente corporativo.

      A motivação pessoal seria demonstrar como este trabalho contribui para o pesquisador (você). Implica também o que a motivou a realizar este trabalho. Aprimorar seus conhecimentos, por trabalhar ou empreender estudos na a área? Enfim.

      Excluir
  22. Devo fazer o memorial/memória do meu TCC. Gostaria de esclarecimentos e dicas quando a isso!

    ResponderExcluir
  23. Olá Boa tarde...
    Estou preste a construir/elaborar meu primeiro TCC, mas embora seja um tema que eu goste e muito, e tenha muitas referencias bibliográficas não consigo desenvolver/ discorrer o trabalho, tipo um bloqueio.. me sinto perdida, alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  24. Ola, boa tarde!

    O meu tema de tcc é "o desafio da comunicação em promover a mobilização social no terceiro setor". Estou quebrando a cabeça para delimitar esse tema, você pode me ajudar com alguma sugestão?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está pouco delimitado o seu tema, talvez alguma especificidade a mais o torne mais restrito. O que mais vai contar é a descrição de seus objetivos, problema de pesquisa e hipóteses. O tema é apenas para dar ciência do que será elaborado no trabalho.

      Nesse sentido, seria interessante você mostrar quais são suas pretensões a fim de que possamos ajudar com um tema mais delimitado.

      Excluir
    2. Na verdade "o desafio da comunicação em promover a mobilização social no terceiro setor" é o meu tema, eu pensei em delimitar em algo "comunicação como um instrumento na mobilização social no âmbito das ONGs de proteção animal em Goiânia”. Esta correto? Como poderia ser a pergunta problema?

      Excluir
    3. Olá, Michele, esta delimitação está correta, desde que você queira abordar isso mesmo, o único aspecto que merece atenção é a palavra "comunicação".

      Comunicação é algo que já existe lá. De qual tipo estamos falando, interna ou externa?

      Depois que pensar nesses pontos, pode cogitar em atribuir alguma palavra-chave ao tema, a fim de mostrar que não é a comunicação em si que mobilizará a sociedade em prol das ONGs de proteção ambiental, pois ela já existe. A ideia seria acrescer o tema de palavras como aprimoramento, atenção etc.

      O aprimoramento da comunicação externa como um instrumento de mobilização e apoio sociais das ONGs de proteção animal em Goiânia-GO.

      Se eu fosse fazer o seu trabalho, escolheria este título.

      Quanto ao problema, seria algo do tipo: A atenção ao aprimoramento da comunicação externa das ONGs de proteção animal poderia trazer maiores mobilização, contributo e apoio sociais em prol dessas organizações, em Goiânia-GO?

      É apenas um problema de pesquisa básico para nortear as suas ideias, Michelle.

      Espero ter ajudado um pouco.

      Abraço!

      Excluir
    4. Ola, muito obrigada, me ajudou bastante!

      Abraço!

      Excluir
  25. Na verdade "o desafio da comunicação em promover a mobilização social no terceiro setor" é o meu tema, eu pensei em delimitar em algo "comunicação como um instrumento na mobilização social no âmbito das ONGs de proteção animal em Goiânia”. Esta correto? Como poderia ser a pergunta problema?

    ResponderExcluir
  26. Olá quero saber se a nossa delimitação está correta :
    ESTRATÉGIA DE CAPITAÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA A AGÊNCIA DE TURISMO FLYTOUR FRANQUIA ITU
    quais os tópicos que devemos trabalhar dentro deste tema...pois mesmo delimitado foca: agencias de turismo, franquia,Turismo, estrategias de fidelização, marketing de relacionamento e outros..obrigada e no aguardo Iara Abreu

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde,
    Pensei no meu tema de Artigo: Governança Corporativa no Terceiro Setor. Gostaria de saber se acham o tema muito abrangente, se eu deveria especificar melhor... Se sim, teriam algumas dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A meu ver, ainda é um tema abrangente, já que a Governança Corporativa pode influenciar em muitos aspectos dentro do Terceiro Setor. Fora que o "Terceiro Setor" também é um termo abrangente.

      A resposta para sua dúvida seria: sim, está abrangente, mas ainda é possível realizar esta pesquisa. Eu sugeriria que você avaliasse algum fator que é melhorado dentro de um ambiente organizacional por meio da GC e o submetesse à apreciação no seu trabalho.

      Excluir
  28. Boa tarde, gostaria de saber se o meu titulo pode ser uma pergunta. Exemplo: ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO NO ÂMBITO ESCOLAR, POR QUE NÃO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há regra quanto a isso, Ivanildo.

      Este título ficaria legal se o esporte de alto rendimento for um tanto quanto incomum dentro do ambiente escolar. Aí viria o seu título questionando tamanha falta de consideração por algo que traria benefícios X e Y.

      Só uma dica, para realçar ainda mais a interrogação.

      Eu também não usaria vírgula, mas dois pontos ":".

      Excluir
  29. Estou com muita dificuldade em iniciar o meu TCC. Faço Técnico em Segurança do trabalho.
    Dúvidas no tema e elaboração em si.
    Estou achando muito difícil, pois não domino muito interpretação de textos.

    ResponderExcluir
  30. Estou com muita dificuldade em iniciar o meu TCC. Faço Técnico em Segurança do trabalho.
    Dúvidas no tema e elaboração em si.
    Estou achando muito difícil, pois não domino muito interpretação de textos.

    ResponderExcluir
  31. Olá
    estou no último ano de psicologia e ja estou com o TCC encaminhado, meu tema é Doenças psicossomáticas: um estudo sobre os fatores desencadeantes nas organizações do trabalho, mas meu orientador não ajuda muita e eu estou perdida no objetivo do trabalho e para elaborar as perguntas do questionário.
    Gostaria de uma ajuda.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Oi,

    Estou fazendo um tcc, que o tema é orfãos da do lar da criança. Eles serão um exemplo de como vivem as crianças e adolescentes não adotados da cidade de Salvador. Minha dúvida é com o objetivo, ele fica bem pequeno, pois o meu intuito é mostrar a realidade dos viventes de abrigos.
    Isso é um problema?

    ResponderExcluir
  33. Estou com um trabalho na área de TI sobre Usabilidade mas não sei se posso abordá-lo para Planilha eletrônica?

    ResponderExcluir
  34. Olá, quero fazer meu TCC sobre o Terceiro Setor, mais precisamente sobre as Entidades Religiosas (de preferência um estudo de caso em uma Igreja Católica). Pensei em pegar os princípios da governança corporativa e verificar o seu uso nessas entidades. Ou então, o uso da contabilidade nessas instituições. Infelizmente, na minha faculdade não há nenhum professor que auxilie, gostaria de saber se esse tema seria interessante?

    ResponderExcluir
  35. Olá, meu nome é Daniel. Tenho uma dúvida que acredito ser bastante atípica. Criei uma tabela com base em relatórios de determinado órgão. Ocorre que para construção dessa tabela foram utilizados relatórios trimestrais de vários anos, de modo que a fonte ficou desta forma: Fonte: Elaboração própria com base nos dados do XXX (2007, 2008, 2009a, 2009b, 2009c, 2009d, 2010a, 2010b, 2010c, 2010d, 2011a, 2011b, 2011c, 2011d, 2012a, 2012b, 2012c, 2012d, 2013a, 2013b, 2013c, 2013d, 2014a, 2014b, 2014c, 2014d, 2015a, 2015b, 2015c). Cada ano e seu trimestre está referenciado nas REFERÊNCIAS. O problema é que esteticamente achei que não ficou legal. Tem outra forma de representar isso de forma mais concisa? Indicaram-me colocar assim: (2007-2015c). Porém têm tabelas que os trimestres não se dão de forma contínua, por exemplo: Elaboração própria com base nos dados XXX (2007, 2008, 2009d, 2010d, 2011d, 2012d, 2013d, 2014d, 2015c). Neste último, por exemplo, acredito que não serviria. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  36. Olá, estou elaborando meu projeto para o tcc e estou com dúvidas. O tema está assim. " como gerir o controle de estoque comercial de um supermercado em DF?

    ResponderExcluir
  37. Olá, sou Priscila
    Iniciei meu TCC mas tenho dúvidas em relação as referências. Eu coloco a referência do artigo que estou lendo ou do da referencia que ele colocou?

    ResponderExcluir
  38. Bom dia!Meu nome é Michele
    Bom estou com dificuldade na contextualização
    não estou conseguindo usar palavras-chaves

    ResponderExcluir

Comentários abusivos e inadequados serão excluídos.