sexta-feira, 29 de junho de 2012

Como fazer uma boa introdução de TCC

Muitos e-mails são enviados a nossa empresa de alunos os quais querem saber como se faz uma boa introdução de seu TCC, uma vez que após inúmeras tentativas, o texto elaborado foi rejeitado pelo professor orientador. Enfim, o que falta em nossa introdução para que esta seja, pelo menos, mais aceita pelos professores e pela instituição de ensino?

Uma introdução, como o próprio nome já diz, tem a função de introduzir o leitor ao tema, isto é, a partir dela temos uma visão total do trabalho de forma sucinta e objetiva.

Uma boa introdução tem de 10 a 14 parágrafos. E deve conter todos os elementos do projeto de pesquisa como: tema, pergunta problema, hipótese, enfim.

Analisemos a estrutura de uma introdução:

1º e 2º Parágrafos: Devem conter o tema e se fazer uma contextualização de tudo que será abordado no trabalho.

3º Parágrafo: Aqui você expõe o problema de pesquisa (pergunta problema) de seu TCC.

4º Parágrafo: Aqui você coloca as hipóteses, isto é, as "respostas" do problema de pesquisa as quais seu trabalho tentará provar.

5º Parágrafo: Aqui são apresentados os objetivos do trabalho. Tanto o geral, quanto os específicos.

6º Parágrafo: Apresentam-se as justificativas do trabalho. Mas o que é isso? A justificativa do trabalho é a importância do mesmo. Aqui apresentamos o porquê de o trabalho ser importante? Qual a importância do trabalho para a sociedade, comunidade científica, pessoal etc?

7º Parágrafo: Apresenta qual a metodologia adotada pelo trabalho. Pesquisa bibliográfica, de campo? Depois de especificar qual tipo de pesquisa é, lembre-se de que especificar os procedimentos? Se for pesquisa de bibliografia, o que se fará? Resposta: resumo e fichamento dos livros lidos etc. A mesma coisa com qualquer tipo de pesquisa. Também é oportuno, neste parágrafo, apresentar os principais autores que embasarão a pesquisa. Lembre-se que este parágrafos pode se estender para mais de 1.

8º Parágrafo: Apresenta-se a estrutura dos capítulos do trabalho. Em quantos capítulos o trabalho está dividido? Sobre o que trata cada capítulo?


Observações: A introdução ao mesmo tempo que é uma das primeiras tarefas a ser feita, também é uma das últimas; ou seja, começa-se a elaborá-la no começo do trabalho e termina-se no final, com tudo pronto. Isto acontece porque é muito difícil prevermos todos os autores que serão citados no decorrer das linhas de investigação e elaboração do trabalho. Assim também, considera-se que alguma particularidade do trabalho pode ser adaptada e melhorada durante a elaboração do mesmo.

Todos os parágrafos podem ser estendidos para mais de um

Algumas instituições de ensino não exigem todos estes tópicos, como o problema de pesquisa, por exemplo. Neste caso, apenas desconsidere o parágrafos específico.

Lembre-se que a introdução toda é texto corrido, não podendo ter títulos, como por exemplo:

bla bla bla bla....

OBJETIVOS:

Analisar bla bla bla....

Isto não existe, a menos que seja indicado assim pela instituição. Tente sempre começar o parágrafo de cada tópico como nos exemplos abaixo:

OBJETIVOS:
-O objetivo geral da pesquisa é;
-A principal finalidade deste trabalho é;

JUSTIFICATIVA:
-A importância deste trabalho se reflete em;
-A relevância do trabalho pode ser considerada de irrefutável indispensabilidade, pois;

METODOLOGIA:
-Metodologicamente, este trabalho adotou o tipo de pesquisa...

TEMA / DELIMITAÇÃO:
-O trabalho ostenta o seguinte tema;
-O tema deste trabalho é;

PERGUNTA / PROBLEMA DE PESQUISA:
-O trabalho parte do seguinte problema de pesquisa;
-O trabalho visa a responder a seguinte pergunta.


É isto pessoal. Para dúvidas mais específicas, deixe na seção de perguntas e respostas da aba do nosso Blog.

Se gostou das dicas, caso não seja um incômodo, peço que cliquem em qualquer anúncio ao lado para ajudar na arrecadação.

Obrigado, abraço!

81 comentários:

  1. Só tenho a comentar que é maravilhoso poder contar com ajuda de pessoas tão eficientes e dedicadas a ajudar aos outros.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, muito bom o material. É bom saber que existem pessoas dispostas a ajudar o próximo. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha!

      Visite, também, nosso fórum de debates.

      Excluir
    2. Ótimo trabalho, me ajudou o tempo todo, não deixo de ler uma só linha. Parabéns

      Excluir
  3. valeu moço...
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Excelente! Ajudou muito. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada.

      Estamos à disposição para compartilhar nossa experiência.

      Excluir
    2. Obrigado pelas orirntações. Iniciarei minha monografia com mais segurança.

      Excluir
  5. SENSACIONAL! ÓTIMO! ME AJUDOU BASTANTE!
    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  6. Cristina
    Muito obrigada!
    Como é bom saber que existem pessoas voltadas a ajudar o próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma sensação muito boa poder ajudar o outro. Estamos aí para compartilhar experiência. Volte sempre rsrs...

      Excluir
  7. Muito esclarecedor!!! Valeu messssmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback.

      Procurei ser o mais claro e sucinto possível.

      Abraço!

      Excluir
  8. Adorei, muito bom mesmo.
    Segui o passo a passo e ficou ótimo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fico feliz que tenha sido bastante útil para você, moça!

      Abraço =]

      Excluir
  9. Parabéns pelo trabalho, um material de muita qualidade que me ajudou muito a esclarecer algumas duvidas, obrigado por compartilhar, sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Muito Obrigada pela grandiosa ajuda fornecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, moça. Visite nosso fórum e aba de perguntas e respostas.

      Abraço.

      Excluir
  11. Tenho uma dúvida: Não é necessário que se criem tópicos para o tema, problema, justificativa, hipóteses e metodologia? Ou seja, faz-se um texto corrido e vou encaixando os tópicos nos parágrafos?

    Outra dúvida: Onde eu coloco o contexto, por exemplo histórico do assunto abordado, como se chegou ao problema? Eu posso no lugar de começar o parágrafo com o problema direto, iniciá-lo com o histórico e depois finalizar com a pergunta-problema?

    Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme mencionei no texto, a parte de explicação conceitual e histórica entra na CONTEXTUALIZAÇÃO.

      Quanto ter/não ter tópicos na introdução, vai depender da sua instituição de ensino. Sugiro que tire essa rápida dúvida com seu professor de metodologia científica ou até mesmo no seu manual de formatação. Ordinariamente, os tópicos são corridos, mas não há padrão ou regra a ser seguida neste sentido, amigo.

      A contextualização é o início da sua introdução. Por exemplo, se vou falar da micro empresa e a importância do capital de giro, posso começar mostrando dados estatísticos que apontam o fechamento desse enquadramento de empresa principalmente, embora não somente, por causa da falta de capital de giro, além de outros fatores correlatos.

      O problema de pesquisa pode começar um parágrafo APÓS a contextualização, seguido imediatamente da hipótese.

      blablablablablalb (contextualização)
      Assim sendo / partindo dessas premissas / considerando esta linha de pensamento, o trabalho parte do seguinte problema de pesquisa: o investimento em capital de giro pelos gestores de micro empresas pode influenciar na sua sobrevivência no primeiro ano de funcionamento?

      Abraço!

      Excluir
  12. me ajudou muito...obrigada

    ResponderExcluir
  13. Sério que devo começar o primeiro parágrafo dizendo o nome do meu tema?! Isso não vai tornar a coisa toda uma redundancia??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez a forma sucinta com a qual tratamos o início do desenho literário da introdução não faça jus do que queríamos realmente transmitir.

      Na verdade Wellington, é onde você explica e contextualiza seu tema, ou seja, onde você liga as variáveis e explica qual a relação que fará entre elas.

      Claro que esta minha explanação é um compêndio do que acontece primeiramente na introdução.

      Dê uma lida nas respostas acima onde falei sobre CONTEXTUALIZAÇÃO que você entenderá melhor rsrs.

      Abraço e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  14. Por favor, eu estou com dúvidas em como começar a introdução do meu TCC, por favor me dê um exemplo de com iniciá-lo. obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do seu tema. Um exemplo geral fica difícil de se dar.

      Excluir
  15. Muitíssimo obrigado, me ajudou bastante, foi o melhor blogs que encontrei sobre o assunto. Deus te abençoe naquilo que você mais precise.

    ResponderExcluir
  16. Po cara, vou te falar, li diversos artigos sobre como fazer uma introdução mas a sua foi sem sombra de dúvidas a melhor. Você não só disse o que tinha que ser feito, mas disso como fazer e exemplificou.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostro viço exuberante pela lisonja de seu elogio. Obrigado, meu amigo.

      Excluir
  17. fantástico...através de pessoas cm vc podemos realizar um bom trabalhos. abrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom! Ajudou bastante!!!!

    ResponderExcluir
  19. Obrigado! Ajudou bastante!
    Sempre bom poder contar com o próximo..

    ResponderExcluir
  20. Simplesmente perfeito, estava completamente perdida para fazer a minha introdução, mas com isso ela foi que foi e já esta pronta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, fico feliz em saber. Novembro é sempre uma correria com TCC rsrs...

      Excluir
  21. foi ótimo valeu a dica ;)

    ResponderExcluir
  22. Me ajudou imensamente! Fiz a introdução tão rápido e tão calmamente que nem notei! Muito obrigada!

    Elen Alencar

    ResponderExcluir
  23. Excelente, assim podemos dar um rumo a introdução. obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Esplêndido! Você não faz ideia de como seu post me ajudou! Parabéns!

    ResponderExcluir
  25. É ÓTIMO SABER QUE PODEMOS CONTAR COM PESSOAS QUE DISPONIBILIZAM SEU TEMPO PARA AJUDAR OUTRAS PESSOAS, E O QUE POSSO DIZER É QUE ESTE CONCEITO DE INTRODUÇÃO ME AJUDOU MUITO.

    ResponderExcluir
  26. Ajudou muito, parabéns.

    ResponderExcluir
  27. Muito bom, ajudou bastante! Parabéns e obrigado! ^^

    ResponderExcluir
  28. Parabéns. Foi de muito auxílio!
    Obrigado por compartilhar esse material. Vocabulário simples, sem perder a qualidade acadêmica e perfeitamente compreensível.

    ResponderExcluir
  29. Show de bola! Awesome! Sem esse post nem saberia por ode começar. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Agradeço o carinho de todas as pessoas que reconhecem o trabalho.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  31. Muito bom, vi varios sites sobre o assunto mais nada foi tao perfeito assim...
    Muito obrigada por compartilhar, gracas a vc dei um rumo ao minha introducao estou imensamente agradecida!
    Obrigada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, moça! Curta nossa página no facebook!

      www.facebook.com/guiatcc

      Excluir
  32. Gostaria de agradecer a ajuda, foi muito proveitosa a explicação publicada sanando muitas das minhas dúvidas. Já passei o link para todas as minhas colegas. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a difusão de informações e contato para suas colegas.

      Abraço!

      Excluir
  33. Muito obrigado foi muito util para mim e espero que seja para outras pessoas tambem.

    ResponderExcluir
  34. Obrigado, Ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  35. Muito legal! Acho que vai me ajudar bastante... na minha qualificação minha introdução ficou muito 'completa', e preciso deixá-la menor e despertar a curiosidade do leitor sobre o meu trabalho para a publicação de artigo e também para a defesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais completa e enxuta melhor, Bruna! Se quiser, envie-me para eu dar uma olhada.

      guiatcc@hotmail.com

      Abraço.

      Excluir
    2. Muito Obrigada pelo material
      Deus é contigo !

      Excluir
  36. Toopppp , me ajudo mtto levei 9,8 na introdução vlew ai en

    ResponderExcluir
  37. Nossa apareceu a luz no fim do túnel... eu estava perdida...
    Obrigada por me ajudar a dar o primeiro passo :D

    ResponderExcluir
  38. Muito Bom!! Pode ter certeza que ajudou bastante vários alunos desesperados, assim como eu! kkkkk
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  39. Faz diferença na vida ! isso basta.

    ResponderExcluir
  40. tenho que fazer uma contextualização e colocar minha pergunta de partida e mandar para a professora até segunda.. vou tentar fazer isso com base nesse texto. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  41. Esse texto me ajudou a entender melhor como fazer minha introdução. Muito obrigada por compartilhar esse conhecimento conosco.

    ResponderExcluir
  42. Muito obrigado. Estou começando hoje minha monografia para a MBA em engenharia de software e já me deparei com o primeiro problema que é fazer a introdução.
    Mas graças a Deus na minha primeira pesquisa do google achei essa ótima dica que já iluminou bastante o meu caminho! espero que quando eu crescer seja igual a vocês.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  43. Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  44. Assim fica mais facil de fazer.

    ResponderExcluir

Comentários abusivos e inadequados serão excluídos.