sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Como fazer objetivo do meu TCC?



Não há muito o que falar sobre os objetivos. Mas uma coisa é certa: eles são os principais ingredientes de um TCC. Seu trabalho pode até não ter uma justificativa, um problema de pesquisa, uma hipótese e até mesmo não ter uma metodologia não muito bem detalhada, mas não dispor de um objetivo é impossível.




Para tudo que fazemos temos um objetivo. Veja alguns exemplos e situações hipotéticas abaixo:

Vamos à padaria para COMPRAR pão.
Navegamos na internet para CONSEGUIR uma distração ou entretenimento.
Almoçamos para MATAR a fome.

Para tudo há um objetivo, inclusive no seu trabalho. Qual seu objetivo com seu TCC? Mostrar a melhoria ou os benefícios de algo? Detalhar algum estudo de caso? Relacionar duas variáveis de estudo?

Os objetivos nada mais são do que o que se pretende alcançar com a pesquisa. Eles devem ser coerentes ao tema, ao problema e à hipótese propostos. Os objetivos consistem de, pelo menos, um geral e dois específicos.

Ambos devem começar com verbos no infinitivo: mostrar, analisar, descobrir, enfim...

Vejamos um exemplo de um TCC o qual já tem tema, problema de pesquisa e hipóteses elaborados:

Tema: Procedimentos autodidatas para aquisição de conhecimento

Pergunta:Que estratégias de aquisição de conhecimento melhor se aplicam para aumentar o rendimento de captação de forma autodidata?

Hipótese: Assimilando o tempo e o conteúdo de estudo com as informações obtidas através de pesquisas é possível concretizar-se, de forma estratégica, as melhores ferramentas para aquisição de conhecimento.


Vejamos, agora, alguns exemplos de objetivo para este trabalho:

Objetivo Geral: Mostrar de forma clara as melhores estratégias para obter a capacidade de autodidatismo, a fim de adquirir mais conhecimento em menos tempo.

Objetivo específico 1: Identificar os principais problemas de consecução e fixação de informações.

Objetivo específico 2: Descrever a aplicação do autodidatismo com o propósito de discernir assuntos prioritários e com maior relevância.

Seguem, alguns verbos no infinitivo para termos uma ideia do que escrever. No meu caso, utilizei os verbos: mostrar, identificar e descrever.

Verbos: Apontar, arrolar, definir, relatar, registrar, identificar, mostrar, relevar, descrever, manipular, diferenciar, investigar, reunir, avaliar, organizar, constituir, esquematizar etc.

41 comentários:

  1. Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Esse blog está me ajudando de mais!
    Obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo feedback, pessoal.

    Minha motivação é vosso contentamento.

    Em breve, postarei como escolher e delimitar o tema, adequada e facilmente.

    ResponderExcluir
  4. muito bom, tirou minhas duvidas com palavras e exemplos simples,

    ResponderExcluir
  5. compro tcc sobre sorveteria obg

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado. Fiz o meu TCC me baseando nesse blog.Parabéns e obrigado mais uma vez

    ResponderExcluir
  7. Olá. Gostaria de uma dica dos mais experientes, por favor! Queria saber se é possível fazer um tcc que aborda 4 estudos de caso de outros trabalhos, e aí no caso, fazer a seção de resultados do meu trabalho, colocando os resultados desses trabalhos que utilizei. É possível isso,ou teria que fazer uma analise diferente desses dados e fazer meus próprios resultados (algo novo). Grato desde já e parabens pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu caro, tudo bem?

      Sim, claro que dá! Neste caso o seu tipo de estudo seria a REVISÃO LITERÁRIA como METODOLOGIA da pesquisa pretendida.

      No caso da revisão de literatura, você escolherá o máximo de estudos possíveis já realizados (estudo de caso ou pesquisa de campo). Reúna todos, aponte os resultados de cada um, faça comentários sobre cada resultado elencando variáveis do seu tema para, por fim, conseguir fazer sua conclusão final.

      A revisão de literatura também recebe outros nomes no campo de metodologia científica:

      Revisão literária (ou revisão de literatura)
      Revisão bibliográfica (ou revisão de bibliografia)
      Estado da Arte
      Fundamentação teórica
      Referencial teórico

      Estes dois últimos são menos usados na comunidade científica e, às vezes, significam outra exigência.

      Veja um exemplo de estrutura de um artigo:

      TÍTULO
      NOMES DOS AUTORES
      RESUMO
      ABSTRACT
      INTRODUÇÃO
      REVISÃO DE LITERATURA
      METODOLOGIA
      RESULTADOS E DISCUSSÃO (somente para estudo de caso e de campo, ou em caso de triagens de dados de uma quantidade muito grande de estudos realizados)
      CONCLUSÃO
      REFERÊNCIAS

      É sempre de inestimável valor a contribuição de quaisquer pesquisadores que queiram mostrar sua visão particular acerca de uma compilação de estudos.

      Lembre-se também que sua metodologia de revisão de literatura é de nível exploratório.

      Abraço!

      Excluir
  8. Gostaria de ajuda no meu trabalho de Mestrado, estou tendo dificuldades...

    TEMA - "A importância da mediação e conciliação aplicada nas organizações de vínculos parentais."

    OBJETIVO GERAL - Verificar a importância da mediação e conciliação quando aplicadas nas organizações de vínculos parentais.

    Porém tenho dúvidas em o que colocar como OBJETIVOS ESPECÍFICOS e também qual seria a natureza do projeto (tipo de pesquisa).

    Será que poderia me auxiliar???!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu caro.

      Pense em todos os rumos que sua pesquisa pode tomar e os descreva na forma de objetivos. O que mais pretende avaliar? Como pretender atingir o objetivo geral?

      Quanto ao tipo de pesquisa, a não se que encontre muita bibliografia acerca do assunto (o que acho difícil em razão da especificidade do tema), terá de recorrer a um estudo de caso ou pesquisa de campos, em vez da tradicional revisão literária.

      Excluir
  9. Muito Obrigada, vocês são bons mesmo no que fazem. Estou no momento fazendo apenas um projeto, mais tarde TCC e espero contar a com a valiosa ajuda de todos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Há, meu nome é Lenilza e estou cursando Gestão em Turismo no IFSP-Cubatão/SP.

    ResponderExcluir
  11. Muito Obrigada, vocês são bons mesmo no que fazem. Estou no momento fazendo apenas um projeto, mais tarde TCC e espero contar a com a valiosa ajuda de todos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. queria saber onde seta os objetivo geral e sepecifico deste trabalho
    Consideramos importante investigar se a falta de uma prática avaliativa mais, assídua, detalhada, que respeite o nível da criança, já que nem todos são iguais, com base em atitude responsabilidade, no diálogo na escuta poderá ajudar a criança a adotar também postura de segurança e atitude autônoma das e, diante das situações desafiadoras também saber avaliar e tomar decisões. A avaliação não deve ser um ato isolado por isso vai também influenciar na construção de boas relações entre os alunos e professores e entre os colegas da sala. Iniciamos o trabalho buscando o material para ser lido, utilizando a técnica de pesquisa bibliográfica, tentando entender quanto à relação existente entre a influência da avaliação para o desenvolvimento do aluno, buscando Analisa e discuti o tema, buscando embasamento, através de uma pesquisa bibliográfica as teorias de autores influentes.
    O artigo fundamenta-se nos pensamentos dos teóricos como Luckesi (2005), Wachowicz (1991), Freire (2000), Mèndez (2005), Hoffmann (2003) Os quais estarão fundamentando nossa pesquisa com contribuições e fontes teóricas, fornecendo informações associadas ao tema, embasando e enriquecendo o nosso trabalho, consideramos que é necessário à reflexão sobre o porquê e para que avaliar uma criança, sabendo que esta avaliação pressupõe uma próxima atividade também significativa para o seu crescimento global. Em seguida, partiremos para a prática com visita á escola, observações dos professores e alunos, refletindo sobre as questões avaliativas nos trabalhos individuais e coletivos das crianças, incluindo também os pais nesse processo.

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada, por causa de vocês consegui esclarecer algumas dúvidas. Estou fazendo um TCC em grupo e cada um do grupo é de um lugar, isso complica muito. Parabéns

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Eu vou fazer a justificativa do meu TCC, uma coisa que nunca fiz. Não sei se essa parte tem que ser longa ou curta? Meu tema é " O ensino da arte na escola publica". Pretendemos fazer pesquisa de campo em duas escolas e cada escola é de um Estado. Vamos usar, documentos oficiais como PCN, Referencial, LDB e autores. Preciso de ajuda. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nelma, tudo bem?

      Lembre-se que todos os elementos constituintes da sua introdução (ou projeto de pesquisa) devem estar em harmonia.

      Qual seria a razão e/ou importância (justificativa) para se estudar a diferença existente entre as duas instituições? É até um objetivo plausível dentro do campo de metodologia científica, mas não exprime uma justificativa tão aceitável, a não ser que você tenha argumentos para tal.

      Qual seria a metodologia? Por quais parâmetros/métodos você avaliaria as duas instituições de ensino? Por que usar esses métodos? Estes métodos ajudam a alcançar seu objetivo?

      Veja como a harmonia entre os elementos é sempre notável.

      Um objetivo plausível e harmonioso com a justificativa seria, por exemplo, de avaliar o cumprimento pela escola de todo o guia didático proposto pelo PCN. A justificativa seria clara, pois o cumprimento de toda a proposta do PCN é possível garantir uma educação de maior qualidade, em razão da multiplicidade de fatores a que se atenta para formação integral do discente do ensino fundamental (ou médio).

      Somente um exemplo para elucidar suas ideias.

      Abraço!

      Excluir
  17. nao ajudo nada minha professora de tcc me deu mo bronca e nao precisa dividir em objetivo 1 e 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, não existe, de fato, uma receita de bolo a ser seguida, fielmente, em se tratando de metodologia científica.

      Cumpre-se ressaltar, todavia, que a separação de objetivos específicos em 2 ou mais não constitui uma falha por si só, já que o que não faltam são dissertações e teses que atribuem esta divisão de objetivos específicos, os quais coadjuvarão o alcance do objetivo geral.

      Fica difícil avaliar seu caso. Por que você não nos mostra seu tema, objetivos, problema de pesquisa, justificativa e metodologia para averiguarmos juntos?

      Abraço!

      Excluir
  18. Meu TCC já estava quase pronto mas faltava a parte das justificativas, esse artigo me ajudou muito a conseguir de forma clara desenvolver essa parte que faltava. Estou muito agradecida. Muito obrigada pela informação prestada.

    ResponderExcluir
  19. Meu TCC já estava quase pronto mas faltava a parte das justificativas, esse artigo me ajudou muito a conseguir de forma clara desenvolver essa parte que faltava. Estou muito agradecida. Muito obrigada pela informação prestada.

    ResponderExcluir
  20. Olá. Gostaria de ajuda na elaboração dos objetivos específicos. O geral é analisar os desafios da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em instituições privadas.

    ResponderExcluir
  21. Olá. Gostaria de ajuda na elaboração dos objetivos específicos. O geral é analisar os desafios da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em instituições privadas.

    ResponderExcluir
  22. Procurei em todos sites possíveis, em livros, perguntei aos mestres que estão a me orientar e nada me foi mais eficaz do que sua simples explicação! Muitissimo obrigada!

    ResponderExcluir

Comentários abusivos e inadequados serão excluídos.