sexta-feira, 13 de abril de 2012

Normas ABNT




Chega o momento em que o aluno deve elaborar o seu Trabalho de Conclusão de Curso (monografia, TG, ou qualquer outro nome) e, para tanto, deve, na maioria das vezes, se embasar nas normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - para formatar o trabalho. Mas, onde conseguir tal normas?



Algumas instituições de ensino disponibilizam um manual de orientações e diretrizes metodológicas para elaboração de trabalho acadêmicos. Todavia, existem outras instituições que apenas preconizam que o aluno deve elaborar o TCC em conformidade com as normas ABNT.

Eis, então, as indagações que se concretizam na cabeça dos pobres alunos:
  • O que é ABNT?
  • Onde posso encontrá-la?
  • Existem quantas normas da ABNT?
  • Se existem tantas normas, como vou saber qual procurar?
  • Existe algum manual ou livro que resuma estas normas e facilite nossa perturbada final de vida acadêmica à luz da obrigatoriedade de elaboração do TCC?
Pois bem, meus caros leitores, vou explanar cada uma das indagações acima que sempre recebo por e-mails de muitos alunos.

O que é ABNT?
Segundo o próprio site da Associação Brasileira de Normas Técnicas, esta é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Onde posso encontrá-la?
Na verdade, todas as normas da ABNT são pagas, caso você queira acessá-las, precisa ser sócio da ABNT. "Nossa, que absurdoooo!". Pois é, meu amigo, estamos no Brasil. Mas fiquemos tranquilos, o Google existe para isso! Muitas vezes algumas pessoas, indevidamente, disponibilizam as normas da ABNT na internet para serem baixadas por quem desejar. No entanto, você precisa saber o nome específico, isto é, o número específico da norma para procurar.

Existem quantas normas ABNT?
Nossa, existem MUITAS normas ABNT. Este órgão regulamenta muitas coisas em diversas áreas. E quando eu digo "coisa" é porque não encontro palavra adequada, pois a diversidade de procedimentos e padrões que a ABNT regulamenta é enorme. Entretanto, em se tratando de trabalhos acadêmicos, as normas sempre ostentarão o prefixo NBR antes de algum número específico que regulamente alguma particularidade do trabalho. Para se ter uma ideia, cada uma das NBRs serve para regulamentar alguma parte do trabalho; existe uma NBR para regulamentar a metodologia de citação em trabalhos, existe ABNT para regulamentar os tipos de referência existentes, e até mesmo algumas NBRs específicas que preconizam meios de formatação de sumário e elaboração de resumos.
O que isso quer dizer? Simples, você terá de consultar todos estes materiais. Não existem muitas alternativas.

Se existem tantas normas, como vou saber qual procurar?
Para nossa alegria, eu vou disponibilizar aqui as normas da ABNT que oferecem diretrizes metodológicas para elaboração e formatação de trabalhos acadêmicos. Tais normas (NBRs) são as seguintes:
  • NBR 6023:2002 Informação e documentação: referências
  • NBR 6024:2003 Informação e documentação: numeração progressiva das
    seções de um documento escrito
  • NBR 6027:2003 Informação e documentação: Sumário
  • NBR 6028:1990 Resumos: procedimento
  • NBR 10520:2002 Informação e documentação: apresentação de citações em
    documentos
  • NBR 14724:2005 Informação e documentação: trabalhos acadêmicos –
    apresentação
  • NBR 12225:2004 Títulos de lombada: procedimento
  • NBR 15287:2005 Informação e documentação: projeto de pesquisa –
    apresentação
É, meu amigo, existem todas estas normas a serem seguidas e você está lascado pode sentir um pouco de dificuldade tanto para encontrar quanto para ler e adaptar seu trabalho às normas.

Existe algum manual ou livro que resuma estas normas e facilite nossa perturbada final de vida acadêmica à luz da obrigatoriedade de elaboração do TCC?
A Intersecon Trabalhos Acadêmicos está trabalhando para elaborar um manual que resuma todas estas normas. Em breve fica pronto. Para ser avisado quando ficar pronto, cadastre-se no site: <www.guiatcc.maisforum.com> para que possamos enviar-lhe informações acerca do referido material.
No entanto, enquanto não fica pronto, vocês podem recorrer à compra de livros de normas para trabalhos acadêmicos. Tem um livro que eu recomendo, o nome dele é: NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS, de Barbosa, Dutra e Souza (2010), editora ULBRA.  Larga mão de ser preguiçoso Dá uma pesquisada na internet que você encontra.

Bom, é isso meus caros leitores. Em breve mais postagens.

Não se esqueça que você pode sugerir a abordagem de algum tópico no blog.

Contato: intersecon@hotmail.com

Abraço.

Pedro Ferraz - Consultor acadêmico.

4 comentários:

  1. Enlouqueço até o final do TCC :(

    Muito boas dicas, obrigada por compartilhar ^^

    ResponderExcluir
  2. Após passar uma tarde inteirinha somente tentando imaginar como construir e dividir meu TCC, quais informações são relevantes e quais não são, e pesquisando muito na net, encontrei uma boa apostila sobre este tema.
    http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppgaarq/arquivos/files/14724-Trabalhosacadmicos.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela contribuição, Leonardo! Ajudará os outros visitantes do Blog! =]

      Excluir

Comentários abusivos e inadequados serão excluídos.