segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

12 dicas para começar a redigir o TCC - Você já as conhece?



Antes de dar início à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, é essencial que o aluno leve alguns aspectos em consideração, a fim de facilitar sua vida ao longo da confecção, no que diz respeito à agilidade de confecção e qualidade textual geral. Afinal, quem é que não quer atribuir maior qualidade a seu trabalho, não é mesmo?

Confira algumas dicas que, embora pareçam básicas, constituem um alicerce para um melhor aproveitamento da escrita e do tempo:



1- É de atitude ponderada ter um projeto de base e saber tudo que vai colocar no TCC, isto é, ter um esqueleto do trabalho. Um sumário provisório é uma ótima opção pra quem vai começar a redigir o trabalho.

2- Devemos separar o trabalho para cada um usando critério de afinidade com o que será feito. Numa divisão de trabalho de um grupo de 6 pessoas, por exemplo, três duplas trabalharão melhor do que o grupo inteiro junto. Devemos nos dividir em tarefas como: digitação, coleta de informações, entrevistas, redação do conteúdo do TCC, enfim. Caso esteja fazendo sozinho, separe seu trabalho em várias etapas, de forma que o cumprimento de cada uma delas o motive a continuar confeccionando.

3- É de atitude prudente começar-se a redação do TCC o quanto antes. Não deixe nada para depois.

4-Tenha sempre em mãos e como apoio o projeto de pesquisa. Ele sempre o guiará quando não souber se algum assunto é relevante e pertinente a sua pesquisa ou não. Se necessário, imprima seu projeto e elabore o texto do TCC sempre olhando para ele, principalmente para os objetivos. Tente não fugir de sua proposta inicial.

5- Lembre-se que um texto científico tem como objetivo criar condições que sustentem exercícios consistentemente argumentados de descrição, interpretação, análise, reflexão para alcançar respostas ou soluções para o problema investigado. Logo, devem primar pela clareza e pela fundamentação que só o rigor conceitual (citações e referencial teórico) é capaz de oferecer.

6- Tente dividir os capítulos em até, no máximo, quatro; mais do que isto, provavelmente, não será necessário. Uma dica é dividir o trabalho na mesma quantidade de objetivos que este possui.

7- Todo começo de capítulo e subcapítulo deve conter um parágrafo introdutório. Neste parágrafo é escrito uma síntese do que se trata aquele capítulo ou subcapítulo, bem como os autores utilizados no mesmo. Eles aparecem de forma hierárquica, isto é, sempre que adicionarmos um número ao tópico, este terá de ter um parágrafo introdutório. Ele estará sempre presente em capítulos e subcapítulos que darão origem a novos subcapítulos. Exemplo:

CAP 1
Parágrafo introdutório
1.1
1.2
1.2.1
Parágrafo introdutório
1.2.2
1.3
CAP 2
Parágrafo introdutório
2.1
2.2
2.3
2.3.1
Parágrafo introdutório
2.3.2
2.3.2.1
Parágrafo introdutório
2.3.2.2
2.4
CAP 3
Parágrafo introdutório
3.1
3.2
3.3

É possível perceber que a cada número adicionado aos níveis de capítulo e subcapítulo há um parágrafo introdutório.

Observação importante: o capítulo ou subcapítulo no qual aparece o parágrafo introdutório não haverá outros tipos de textos, senão apenas o conteúdo do parágrafo introdutório.

8- Não podemos expressar ideias como: eu acho, eu penso, eu suponho, eu acredito etc.

9- Tente acabar um capítulo finalizando-o em dois ou três parágrafos em tom conclusivo. Mesclar citações com discurso autoral é relevante para demonstrar tanto maturidade do autor quanto ao domínio do assunto, quanto para evitar a famosa "colcha de retalhos", onde o trabalho só possui citação, mas sem quase nenhum comentário do autor.

10- Nunca plagie.

11- Faça de 1 a 3 citações por página.

12- Navegue pelo nosso Blog e aprimore seus conhecimentos.



É isso, pessoal. Não deixe de curtir nossa página no Facebook: www.facebook.com/guiatcc

4 comentários:

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